Roland-Garros inicia torneio juvenil no Brasil

A partir desta quinta-feira, 7, até dia 10 de abril, a Federação Francesa de Tênis (FFT) e a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) realizam o Rendez-Vous à Roland-Garros, em São Paulo. A etapa juvenil de tênis é uma iniciativa do torneio francês que integra o Grand Slam ao lado de Australian Open, Wimbledon e US Open.

Patrocinada pela Longines, a competição voltada para tenistas de até 18 anos com classificação baseada no ranking ITF Juniors, será dividida em chaves simples com 16 jovens atletas cada. Destes, um menino e uma menina serão selecionados para disputar a final em 21 de maio, em Paris, na França, contra os vencedores da China, Coreia do Sul, Índia e Japão, países que também participam do torneio. O vice-campeão que apresentar a maior classificação no ranking mundial entre os cinco países também será classificado.

O prêmio será entregue no Kid’s Day, evento que traz atividades para crianças e conta com a presença de atletas como Novak Djokovic, e coincide com os primeiros dias do torneio adulto de Roland-Garros, que acontece de 16 de maio a 5 de junho. O evento também realizará um Tour da Taça do Grand Slam por diferentes pontos da cidade de São Paulo, como o Shopping Cidade São Paulo, Parque Ibirapuera e Arena Corinthians.

Segundo Evandro Figueira, responsável pela realização do torneio no Brasil, o principal objetivo da iniciativa é despertar e impulsionar o interesse pela modalidade, que reserva oportunidades para o investimento das marcas. “O tênis ainda tem uma audiência pequena se comparado ao futebol, mas como o público tem poder aquisitivo alto, há muita abertura para negócio”, observa. Evandro cita como exemplo a grande procura das emissoras nos leilões para adquirir o direito de transmissão dos torneios.

Assim como na primeira edição, o Rendez-Vous à Roland-Garros será transmitido ao vivo pela internet no site Tênis Brasil, e as finais serão exibidas pelo Bandsports, emissora oficial do torneio no Brasil. Para o executivo, a transmissão dos campeonatos na televisão é fundamental para atrair mais interesse pelo esporte. Segundo a pesquisa Sponsorlink, do Ibope Repucom, o número de fãs do tênis dobrou no Brasil, passando de 14%, em outubro de 2014, para 29%, no ano passado. Entre os interessados, 54% são homens, sendo que 36% têm mais de 40 anos e 23% ganham mais que R$ 5.241 por mês. Realizada em abril de 2015, a Sponsorlink está presente em 12 países e no Brasil, entrevistou mil internautas. 

O brasileiro Gabriel Decamps venceu a final mundial da edição 2015 do torneio
Crédito: Divulgação


Source: M&M Mkt